Realizou-se no passado dia 31 de Janeiro de 2020, na Universidade Nova de Lisboa – Campus de Campolide – o 1º workshop Grupos de Trabalho MetaRed Portugal.

Este evento – https://eventos.metared.org/45756/detail/1o-workshop-grupos-de-trabalho-metared-portugal.html –  foi organizado pela MetaRed Portugal, Universidade Nova, Universidade de Évora e UNIVERSIA e contou com a participação de 110 pessoas, provenientes de 5 instituições parceiras e 34 instituições de ensino superior (14 Institutos Politécnicos e 20 Universidades), públicas e privadas, localizadas em todo o território nacional.

Em Portugal a Metared é presidida pela Universidade de Évora, cidade onde, em Novembro de 2019 aconteceu o lançamento da MetaRed Portugal.

O objetivo deste 1º Workshop, agora realizado em Lisboa, foi o de reunir os Grupos de Trabalho criados no âmbito da MetaRed Portugal – https://metared.pt/, partilhar experiências, propor atuações conjuntas e propostas futuras que permitam uma melhoria da colaboração nas áreas TIC das Instituições de Ensino Superior Portuguesas, na era digital.

 

 

 

O programa do encontro foi o seguinte:

10:30 – 11:00   Receção de participantes

11:00 – 11:30   Sessão de abertura

Apresentação do projeto MetaRed Portugal. Secretário Executivo da Metared Portugal, Joaquim Godinho (UÉvora)

11:30 – 12:30   Intervenção de instituições parceiras (sessão plenária)

  • AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. Bruno Monteiro – LAB X – «Fazer hoje o futuro: promover uma cultura de experimentação na Administração Pública»
  • CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança. Lino Santos – Apresentação do CNCS
  • DGES – Direção-Geral do Ensino Superior. João Queiroz – Transformação digital na DGES
  • FCT/FCCN – Fundação para a Ciência e Tecnologia/Unidade de Computação Científica Nacional. João Moreira – Apresentação institucional FCT|FCCN

 12:30 – 14:30   Almoço livre

14:30 – 16:30   Reunião dos Grupos de Trabalho (sessões paralelas)

  • Tecnologias Educativas, Coordenadora: Maria Potes Barbas
  • Gestão de Serviços de TI, indicadores e benchmarking, Coordenador: Joaquim José Godinho
  • Transformação Digital, Coordenador: José Júlio Alferes
  • Cibersegurança, Coordenador: António Rio Costa

A MetaRed é uma iniciativa que nasceu no IV Encontro Internacional de Reitores Universia, em Maio de 2018, onde mais de 700 reitores de 26 países refletiram sobre a Universidade do Século XXI. Desta reflexão nasceu um projeto colaborativo que dá forma a uma rede de responsáveis de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) de universidades Ibero-Americanas, tanto públicas como privadas, com o objetivo de partilhar boas práticas, casos de sucesso e concretizar progressos tecnológicos colaborativos, fortalecendo alianças e fom