Comité executivo

É o órgão executivo da MetaRed Portugal e está constituído por:

– Um Presidente que será um Reitor ou um Presidente de uma instituição de ensino superior Portuguesa, designado pelo Plenário, simultaneamente Presidente do Plenário.

– Um Secretário Executivo.

– Vogais, em número a determinar pelo Plenário.

O comité executivo atual está composto por:


Presidente
Profª.Dra Ana Costas Freitas
Reitor da Universidade de Évora

Secretário executivo
Engº Joaquim  José Santos Lopes Godinho
Diretor de Serviços de Informática. Universidade de Évora

Funções do comité executivo

– Programar e desenvolver as propostas e acordos da MetaRed Portugal

– Propor ao Plenário a constituição de Grupos de Trabalho, promover a sua coordenação, assim como a sua possível representatividade no próprio comité executivo.

– Elaborar o Plano Anual de Atividades da MetaRed Portugal

– Coordenar a execução do Plano Anual de Atividades assegurando o seu financiamento caso assim se justifique.

– Exercer as funções atribuídas ao Plenário da MetaRed, nos casos de extraordinária e urgente necessidade, informando das decisões na primeira sessão que celebre este órgão para a sua ratificação.

– Todas as funções delegadas pelo Plenário da MetaRed.

Plenário

O Plenário é o órgão máximo de decisão da MetaRed Portugal, e é constituído por:

– Um Presidente, Reitor de uma instituição de ensino superior Portuguesa, designado pelo Plenário, simultaneamente Presidente do Conselho Executivo.

– Um membro por cada uma das instituições de ensino superior associadas, designado expressamente pelo seu responsável máximo, preferivelmente dirigente ou responsável de área de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Funções do Plenário

– Planificar a organização, funcionamento e atividades da MetaRed Portugal

– Eleger o Presidente e os Vogais do Comité Executivo.

– Aprovar a nomeação do Secretário Executivo do Comité Executivo, designado pelo Presidente

– Aprovar a criação e encerramento de Grupos de Trabalho, segundo proposta do Comité Executivo.

– Aprovar o Plano Anual de Atividades da MetaRed Portugal e o respetivo financiamento se assim se verificar.

– Elaborar o Regulamento Interno da MetaRed Portugal.

 Reuniões do Plenário

– O Plenário da MetaRed Portugal reunir-se-á em sessão ordinária pelo menos uma vez por ano, e em sessão extraordinária sempre que o Presidente assim entenda, solicite o Comité Executivo ou pelo menos um terço dos seus membros.

– As sessões do Plenário deverão ser convocadas por correio eletrónico, por indicação do Presidente, pelo menos quinze dias antes da data da sua realização.

– A válida constituição do Plenário exigirá a presença de pelo menos um terço dos seus membros, e os acordos serão alcançados por maioria simples.

– Além dos membros representantes das instituições de ensino superior associadas, poderão ser convocados outros participantes, designados expressamente pelo seu responsável máximo.

– Poderão assistir a uma sessão concreta, com voz, mas sem voto, outros participantes competentes relativamente ao (s) assunto (s) a tratar, sempre e quando tenham sido convidados formal e expressamente pelo Comité Executivo da MetaRed Portugal

– Cada instituição de ensino superior, independentemente do número de representantes no Plenário, disporá de um único voto, quando este for necessário, que ostentará o representante designado ou a pessoa em quem delegue o seu responsável máximo.